Comissão de Biossegurança do Instituto de Biologia (CBio-IB) da UFF

Produtos químicos – Segurança no Armazenamento e Transporte

Objetivo

Apresentar os cuidados que devem ser observados durante o manuseio, transporte e armazenamento dos produtos químicos, visando diminuir os riscos inerentes a estas atividades.

A maioria dos produtos químicos encontrados em Instituições de Ensino e Pesquisa são:

•  Inflamáveis e combustíveis
  •  Tóxicos
  •  Corrosivos
  •  Oxidantes

Manuseio de Produtos Químicos:

Evitar o armazenamento de amostras em local sem exaustão.

Não utilizar as bancadas como depósito de produtos químicos.

Abrir e manipular amostras com risco de agentes críticos dentro de capelas e/ou coifas.

Capela para Laboratório- Qual a Principal Função?

Movimentação de Produtos Químicos:

O deslocamento de produtos químicos através de áreas comuns, no interior dos laboratórios, entre laboratórios localizados no mesmo andar, ou em diferentes andares do prédio, deve ser realizada em carrinhos manuais, cestas, ou bandejas de transporte adequadas ao material transportado.

Carro Transporte Inox CTI/02P

Antes de locomover um recipiente com líquido é preciso verificar se o mesmo está bem fechado e se a superfície externa está limpa e isenta de produto.

Ao transportar líquidos inflamáveis, deve-se tomar o cuidado com a proximidade de locais onde possam ser geradas faíscas ou calor excessivo.

Recomendações Gerais para Armazenamento de Produtos Químicos:

As substâncias químicas devem estar sempre contidas em frascos apropriados ao tipo de produto, fechados adequadamente. No caso de produto que emita vapor em condições normais de temperatura ambiente, seu armazenamento deve ser feito em armários com exaustão.

Deve-se verificar periodicamente o estado dos recipientes, tampas e a validade do produto, mantendo os rótulos íntegros e legíveis.

As prateleiras para guarda de líquidos devem ser providas de bandeja de contenção. A mesma bandeja não deve ser compartilhada entre produtos incompatíveis.

Armazenamento de Produtos Químicos – Quantidades:

O estoque de substâncias químicas no interior do laboratório deve ser minimizado. Em caso de necessidade de armazenamento de quantidades mais elevadas, depósitos com infraestrutura apropriada para esta finalidade devem ser utilizados.Deve ser estabelecido junto às equipes solicitante e executante (quem são?), prazos para o armazenamento e o descarte de produtos químicos do laboratório.

A quantidade de produtos inflamáveis nos laboratórios deve ser a necessária para a realização das atividades por, no máximo, 15 dias.

Armazenamento de Produtos Químicos – Inflamáveis:

Líquidos inflamáveis devem ser armazenados adequadamente em armários construídos com material resistente ao fogo.

Os armários metálicos devem estar adequadamente aterrados para evitar o acúmulo de cargas eletrostáticas.

Armazenamento de Produtos Químicos Sob Refrigeração:

• – É recomendável que os produtos com ponto de fulgor abaixo da temperatura ambiente fiquem armazenados de modo que a formação de vapores seja minimizada. Ponto de fulgor ou ponto de inflamação, é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor.
  • – O armazenamento de produtos voláteis deverá ser feito em refrigeradores e freezers próprios para o uso em laboratório. Os motores dos refrigeradores comuns não são blindados, sendo assim, o contato dos vapores inflamáveis com os sistemas elétricos (que produzem centelhas) pode causar incêndio ou explosão.
  • – Não utilizar refrigerador do tipo frost-free (alguns componentes aquecem para evitar a formação de gelo).

Incompatibilidade de Produtos Químicos:

É importante que todas as pessoas do laboratório conheçam os riscos originados pela eventual interação entre os produtos armazenados ou transportados, já que muitas substâncias reagem violentamente quando entram em contato entre si.

Principais Incompatibilidades:

• Ácidos e bases: Ácidos e bases devem ser acondicionados em armários separados, já que os gases de ácidos e bases voláteis reagem para formar filmes de pó nas superfícies.
  • Inflamáveis e tóxicos: Essa combinação é uma das mais perigosas, devido à formação de vapores tóxicos em caso de incêndio. Sendo assim, esses produtos devem ser armazenados em áreas distintas.
  • Inflamáveis e oxidantes: Devem ser armazenados separadamente, pois os mesmos reagem violentamente quando em contato.

Documentação de Segurança

Para atendimento à NR-26, todos os produtos manipulados e/ou armazenados (incluindo reagentes, padrões, amostras, em qualquer estado físico) devem:

• Estar corretamente identificados (rótulo em português e de acordo com a NBR 14725-3)
  • Estar acompanhados da respectiva FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (em conformidade com a NBR 14725-4). As FISPQs devem estar disponíveis em papel impresso e acessíveis por qualquer usuário do laboratório.